Empresa de banheiros químicos de Americana é flagrada descartando resíduos no Rio Piracicaba
24/04/2025
(Foto: Reprodução) Proprietário foi levado para delegacia, e só será liberado mediante pagamento de fiança. Pena pode chegar a cinco anos de reclusão. Empresa de banheiros químicos de Americana é flagrada realizando descarte de resíduos no Rio Piracicaba.
Divulgação/DIG Americana
Uma empresa especializada em banheiros químicos foi autuada por crime ambiental após ser flagrada realizando descarte irregular de resíduos no Rio Piracicaba, na tarde desta quinta-feira (24). A ocorrência aconteceu na Rua Romeu Montovani, no Distrito Industrial, em Americana (SP).
Segundo a DIG de Americana, após uma denúncia anônima, um funcionário foi flagrado descartando dejetos no local. O homem, que trabalhava no empreendimento há três dias, alegou que cumpria ordens diretas do dono da empresa.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Ainda conforme a polícia, os agentes constataram no local que a empresa mantinha 160 banheiros químicos, sendo 33 alocados em via pública. Um dos caminhões da empresa apresentava vazamentos de efluente sanitário, e dois outros contêineres armazenavam lodo sem impermeabilização.
O proprietário da empresa foi levado para delegacia, e só será liberado mediante pagamento de fiança no valor de 10 salários mínimos. Caso o valor não seja pago, ele será encaminhado à cadeia pública de Sumaré (SP). O funcionário foi ouvido e liberado.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi acionada para o local e confirmou as irregularidades ambientais. A Polícia Científica também foi acionada e atestou a ocorrência de poluição ambiental.
O advogado que representa o proprietário da empresa afirma que as ações estão dentro da legalidade.
Empresa de banheiros químicos de Americana é flagrada realizando descarte de resíduos no Rio Piracicaba
Divulgação/DIG Americana
O que diz a Cetesb?
"A Agência Ambiental de Americana deslocou uma equipe ao local e identificou o lançamento irregular de efluentes provenientes da limpeza de banheiros químicos. O material foi despejado em via pública, alcançando a galeria de águas pluviais. Com base na vistoria realizada, será definida a penalidade administrativa cabível".
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
.
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas